10. Aparições de Medjugorje

Devido à proximidade ainda maior do Fim dos Tempos, Nossa Senhora em Medjugorje nos falou de 10 Segredos que são eventos sobrenaturais que Deus realizará no mundo em vista da nossa conversão. Além disso parece nos acompanhar nestes últimos anos até a Segunda Vinda de Cristo para nos conduzir à salvação, animando-nos à oração, ao jejum, à leitura da Bíblia, à confissão e à frequência da Missa e comunhão.

Local: Medjugorje (Bósnia-Herzegovina)

Tipo de fenômeno: aparições, mensagens, pedidos, milagres, 10 Segredos

Número de Aparições: milhares de Aparições da Virgem Maria até à presente data.

Quem visita os videntes: Nossa Senhora de Medjugorje – Rainha da Paz – Gospa

Início dos fenômenos: 24 de junho 1981

Fim dos fenômenos: até a atualidade

Estado do Processo Canônico:

Só será avaliado oficial e definitivamente pelo Vaticano depois de confirmados os acontecimentos profetizados ou após o término das Aparições. O bispo de Mostar, Dom Ratko Peric sempre foi contra. O bispo de Split, diocese croata vizinha de Mostar sempre foi grande defensor das Aparições.

A 5 de maio de 2019 foi noticiado oficialmente pelo Vaticano, pelo porta-voz interino da Santa Sé, Alessandro Gisotti e pelo núncio apostólico na Bósnia, Luigi Pezzuto e pelo bispo Dom Henryk Hoser, na Missa dominical em Medjugorje, que se podem realizar, a partir de agora, Peregrinações oficiais diocesanas e paroquiais a Medjugorje.

A Comissão Vaticana Ruini, nome do bispo que a liderava, foi nomeada pelo Papa Bento XVI para analisar a veracidade das Aparições de Medjugorje, e aprovou os episódios dos 7 primeiros dias de Aparição como sendo de origem Sobrenatural.

Da mesma maneira que o Vaticano estabeleceu duas fases das Aparições, sendo uma os 7 primeiros dias de Aparição e a outra as Aparições que se lhe seguiram, também pode vir a considerar que há diversas Aparições em Medjugorje.

Site Oficial em Croata: http://medjugorje.hr

Documentários:

Veja aqui um documentário sobre as Aparições de Medjugorje

Veja aqui um documentário sobre o Pergaminho

Veja aqui uma entrevista com a Mirjana

Dados biográficos dos videntes:

Nome da vidente: Mirjana Dragicevic Soldo

Data de nascimento: 18 de março de 1965

Idade na data da 1ª Aparição: 16 anos

Estado civil: Solteira + Atualmente casada + 2 filhas, Marija e Verónika

Vocação: Estudante

Aparição: Teve inicialmente Aparições diárias, desde o dia 24 de junho de 1981 até o dia 25 de dezembro de 1982, quando lhe foi revelado também o último dos 10 Segredos. Teve a partir de 25 de dezembro de 1982 uma só Aparição anual no dia 18 de março (Mirjana disse que quando os segredos começarem a se revelar o significado do dia 18 de março será claro para o mundo e que não tem a ver com a data do seu aniversário). Passados alguns meses do início da Aparição anual, passou também a ter Aparições em todos os dias 2 de cada mês a partir de 1987. Foi-lhe dada a Missão de rezar pelos que ainda não conheceram o Amor de Deus.

Notas: Conhece os 10 Segredos, nasceu e viveu até as Aparições em Sarajevo, com os pais e o seu irmão Miro, e vive atualmente em Medjugorje, próximo da Cruz Azul. É a Mirjana que deve transmitir os Segredos ao mundo, através do Padre Petar. Foi confiado à Mirjana o Pergaminho com os 10 Segredos, que atualmente guarda em sua casa de Medjugorje. Escreveu um livro “O meu Coração Triunfará”, de Mirjana Soldo, publicado em 2016. Também já tem um manuscrito do seu próximo livro, sobre a vida terrena de Nossa Senhora, que aguarda a sua autorização para ser publicado.

Nome da vidente: Vicka Ivankovic Mijatovic

Data de nascimento: 3 de setembro de 1964

Idade na data da 1ª Aparição: 16 anos

Estado civil: Solteira + Casou-se em 2002. Tem 2 filhas

Vocação: Estudante. A Virgem confiou-lhe o carisma de rezar pelos doentes

Aparições: Diárias, durante o terço, às 18:40 em qualquer lugar

Notas: Conhece 9 dos 10 Segredos e vive em Krehin Grac, perto de Medjugorje. Nossa Senhora ditou a Vicka sua história, que ela escreveu em três livros, que podem ser lidos apenas por ela. Quando o mundo estiver preparado, um padre que Vicka já escolheu, será o responsável pela sua divulgação. É uma grande acolhedora dos peregrinos e foi miraculada pela Virgem Maria e impõe muito as mãos aos peregrinos.

Nome da vidente: Marija Pavlovic

Data de nascimento: 1 de abril de 1965

Idade na data da 1ª Aparição: 16 anos

Estado civil: Solteira + Atualmente casada com 4 filhos

Vocação: Estudante

Aparições: Diárias e a mensagem do dia 25 de cada mês.

Notas: Conhece 9 dos 10 Segredos e vive também em Monza, Itália

Nome da vidente: Ivanka Ivankovic

Data de nascimento: 21 de junho de 1966

Idade na data da 1ª Aparição: 15 anos, em 24 de junho de 1981

Estado civil: Era Solteira + Atualmente está casada + 2 filhos e 1 filha

Vocação: Estudante

Última Aparição diária: 7 de maio de 1985

Aparição: Uma Aparição anual a 25 de junho

Notas: Conhece os 10 Segredos e vive em Medjugorje e foi a primeira a ver Nossa Senhora. + Tem a Missão de rezar pela conversão e a santificação das famílias.

Nome do vidente: Ivan Dragicevic

Data de nascimento: 25 de março de 1965

Idade na data da 1ª Aparição: 16 anos

Estado civil: Solteiro + Atualmente está casado + 3 filhos

Vocação: Estudante

Aparição: Diárias

Notas: Conhece 9 dos 10 Segredos e vive em Boston nos EUA

Nome do vidente: Jakov Colo

Data de nascimento: 6 de março 1971

Idade na data da 1ª Aparição: 10 anos

Estado civil: Solteiro + Atualmente casado + 3 filhos

Vocação: Estudante

Aparição: Uma Aparição anual a 25 de dezembro a partir de 1998. No início tinha Aparições diárias.

Notas: Conhece os 10 Segredos. A última Aparição diária foi a 12 de setembro de 1998, em que lhe foi comunicado o 10º Segredo, e vive atualmente em Medjugorje.

Nome da vidente: Jelena Vasilj

Data de nascimento: 14 de maio de 1972

Idade à data da 1ª Aparição: 9 anos

Estado civil: Solteira + Atualmente casada + 3 filhos

Vocação: Estudante

Aparição: só tem locuções interiores em que ouve a Voz de Nossa Senhora clara como o timbre de um sino, a partir de 15 de dezembro de 1982.

Notas: Não conhece nenhum dos segredos.

Nome da vidente: Marijana Vasilj

Aparição: só tem locuções interiores em que ouve a Voz de Nossa Senhora clara como o timbre de um sino, a partir de 5 de outubro de 1983.

Notas: não conhece nenhum dos segredos.

Antecedentes

Em maio de 1981 teve lugar em Roma o Congresso do Movimento Carismático no qual estiveram presentes alguns iugoslavos. Estes, inquietos pela perseguição da fé no seu país, uma vez que o regime comunista controlava a sua existência, pediram ao padre Emiliano Tardif (conhecido sacerdote do Movimento Carismático), que estava presente neste retiro, e aos restantes participantes do Congresso, que rezassem pelo seu povo para encontrarem uma saída para esta situação.

A resposta surgiu durante a oração conjunta, da boca do Padre Tardif, surpreendendo a todos: Não se preocupem, enviar-vos-ei a Minha Mãe.

Conta-se, também, a história de um monge franciscano, portador do dom do conhecimento das almas e do dom da cura e que vivia em Siroki Brijeg. O Senhor Jesus falou, um dia, ao humilde monge, dizendo-lhe:

– Zdenko, aceitarias jejuar a pão e água durante sete anos?

Ele respondeu afirmativamente (nem mudava muito os seus hábitos, porque jejuava muitas vezes). No último dia do sétimo ano, o Senhor lhe perguntou novamente:

– Zdenko, aceitarias jejuar mais um ano?

Zdenko aceitou. Ora, o último dia foi o dia 24 de junho de 1981, data da primeira aparição da Virgem Maria na Colina das Aparições.

Ao olharmos para as Aparições de Nossa Senhora em Medjugorje ao longo destes anos, podemos constatar que continuam os seus alertas para a proximidade do Fim dos Tempos, fazendo ressaltar a necessidade de conversão.

Medjugorje transformou-se num local de grandes e numerosíssimas conversões. Já passam de 50 milhões os peregrinos que lá estiveram.

Existem cinco locais emblemáticos em Medjugorje: A Igreja de São Tiago, o Monte Podbrdo ou das Aparições, a Cruz Azul, a Cruz do Monte Krizevac e a Imagem de Cristo Ressuscitado.

O primeiro dia

No dia 24 de junho de 1981, aproximadamente às seis horas da tarde, na área da colina de Crnica conhecida como Podbrdo, os videntes Ivanka Ivankovic, Mirjana Dragicevic, Vicka Ivankovic, Ivan Dragicevic, Ivan Ivankovic e Milka Pavlovic viram uma mulher incrivelmente bela com uma criancinha nos braços. Ela não disse nada a eles, mas indicou, por gestos, que eles deveriam chegar mais perto. Surpresos e assustados eles ficaram com medo de se aproximar, mesmo achando imediatamente que ela era Nossa Senhora.

O segundo dia

No segundo dia, 25 de junho de 1981, os videntes concordaram em se encontrar novamente no mesmo lugar onde Nossa Senhora tinha previamente aparecido, na esperança de vê-la novamente. Subitamente houve um relâmpago luminoso. Eles olharam para cima e viram Nossa Senhora, desta vez, sem a criança. Ela estava sorrindo e alegre e era indescritivelmente bela. Com as mãos ela sinalizou para que eles se aproximassem. Eles se abraçaram e foram até ela. Eles imediatamente caíram de joelhos e começaram a rezar várias vezes o Pai Nosso, a Ave Maria e o Glória. Nossa Senhora rezou com eles, exceto quando recitavam a Ave Maria.

Depois da oração ela começou a falar com os videntes. Ivanka, em primeiro lugar perguntou a ela sobe sua mãe que havia falecido dois meses antes. E Mirjana pediu algum sinal a Nossa Senhora para que eles pudessem mostrar às pessoas que eles não estavam mentindo ou não eram loucos, como algumas pessoas estavam dizendo.

Nossa Senhora finalmente deixou-os com as palavras Deus esteja com vocês meus anjos! Antes disto, quando os videntes perguntaram se a veriam no dia seguinte, ela assentiu com a cabeça.

De acordo com os videntes, todo o encontro foi indescritível. Naquele dia dois dos videntes, que compunham o grupo anterior estavam faltando: Ivan Ivankovic e Milka Pavlovic. Eles foram substituídos por dois outros: Marija Pavlovic e Jakov Colo. E daquele dia em diante, de acordo com estes seis, Nossa Senhora aparece regularmente para eles. Milka Pavlovic e Ivan Ivankovic que estavam presentes no primeiro dia das Aparições não a viram mais, embora tenham retornado ao local das Aparições, na esperança de vê-la.

O terceiro dia

No dia 26 de junho de 1981, os videntes ansiosos aguardaram perto de seis horas da tarde, horário das Aparições anteriores. Eles estavam indo para o mesmo local, para encontrá-la. Eles estavam felizes, embora sua alegria estivesse mesclada de temor perguntando-se o que aconteceria depois disto. A despeito disto, os videntes podiam sentir uma espécie de força interior atraindo-os para se encontrarem, com Nossa Senhora.

Subitamente, enquanto eles estavam ainda a caminho, uma luz relampejou três vezes. Para eles e para os que os seguiam era uma indicação da proximidade de Nossa Senhora. Naquele terceiro dia, Nossa Senhora apareceu para eles num local ainda mais alto que das outras vezes. De repente, ela desapareceu. E quando os videntes começaram a rezar, ela reapareceu. Ela estava alegre e sorria serenamente e mais uma vez sua beleza era impressionante.

Quando eles saíram de casa, algumas senhoras de mais idade sugeriram que eles levassem consigo água benta para ter certeza de que não era satanás. Quando estavam com Nossa Senhora, Vicka pegou a água e borrifou na direção da visão dizendo, “Se a senhora é Nossa Senhora, por favor fique e se não é, vá para longe de nós”. Nossa Senhora sorriu e permaneceu com eles. Então Mirjana perguntou o nome dela e ela respondeu; “Eu Sou a Bem-aventurada Virgem Maria”.

No mesmo dia, voltando de Podbrdo, Nossa Senhora apareceu mais uma vez, apenas para Mirjana a dizendo, “Paz, paz, paz e somente paz”. Atrás de Nossa Senhora, Mirjana viu uma cruz. Depois do que falou, Nossa Senhora repetia em lágrimas, as seguintes palavras, “A paz deve reinar entre os homens e Deus e entre todas as pessoas”! A área onde isto ocorreu fica a meio caminho entre a estrada e o local da aparição.

O quarto dia

No dia 27 de junho de 1981, Nossa Senhora apareceu três vezes para os videntes. Em tal ocasião, eles fizeram todos os tipos de perguntas e Nossa Senhora as respondeu. Para os sacerdotes ela deu esta mensagem: Que os padres acreditem firmemente e cuidem da fé do povo. Mais uma vez, Jakov e Mirjana pediram um sinal, porque as pessoas estavam começando a acusá-los de mentirosos e usuários de drogas. Não tenham medo de nada, disse Nossa Senhora.

Antes de partir, quando perguntaram se ela voltaria, indicou que sim. Ao descer de Podbrdo, Nossa Senhora apareceu mais uma vez para despedir-se com as palavras, Que Deus esteja com vocês meus anjos, vão em paz!

O quinto dia

No dia 28 de junho de 1981, grandes multidões estavam se reunindo vindas de todas as partes desde as primeiras horas da manhã. Ao meio-dia havia cerca de quinze mil pessoas. Nesse mesmo dia, o pároco da cidade, Frei Jozo Zovko, fez perguntas aos videntes sobre o que tinham visto e ouvido nos dias anteriores.

No horário de costume Nossa Senhora apareceu novamente. Os videntes rezaram com ela e depois a questionaram. Vicka por exemplo perguntou, minha querida Senhora, o que a Senhora quer de nós e o que a Senhora quer de nossos padres? Nossa Senhora replicou: As pessoas devem rezar e acreditar firmemente. Com relação aos sacerdotes, ela replicou que eles deveriam acreditar firmemente e ajudar os outros a fazer o mesmo.

Naquele dia Nossa Senhora veio e foi várias vezes. Durante uma destas vezes, os videntes perguntaram a ela por que ela não aparecia na paróquia para que todos pudessem vê-la. Ela replicou, Bem-aventurados sejam os que não viram e acreditam.

Embora as multidões os estivessem pressionando com perguntas e curiosidades e o dia tivesse sido pesado e abafado, os videntes sentiam-se como se estivessem no céu.

O sexto dia

No dia 29 de junho de 1981, os videntes foram levados a Mostar para um exame médico depois do qual foram considerados “saudáveis”. A declaração do psiquiatra foi: Eles não estão loucos, mas a pessoa que os trouxe até aqui deve estar.

As multidões na colina das Aparições naquele dia eram mais numerosas do que nunca. Assim que os videntes chegaram ao local de costume e começaram a rezar, Nossa Senhora apareceu. Naquela ocasião, a Bem-aventurada Mãe os exortou a ter fé dizendo, As pessoas devem acreditar com firmeza e não ter medo.

Naquele dia, uma médica que estava seguindo e acompanhando os videntes, durante a aparição desejou tocar em Nossa Senhora. Os videntes conduziram a mão dela até o local onde estava o ombro de Nossa Senhora e ela sentiu uma sensação de comichão. A médica, mesmo sendo ateia teve que admitir que, Aqui está acontecendo alguma coisa estranha!

No mesmo dia um menino, chamado Daniel Setka, foi miraculosamente curado. Seus pais o tinham trazido a Medjugorje, rezando especificamente por sua cura. Nossa Senhora tinha prometido que isto aconteceria se os pais rezassem e jejuassem e acreditassem firmemente. A criança ficou curada.

O sétimo dia

No dia 30 de junho de 1981, duas jovens sugeriram aos videntes que fossem de carro para irem até o local das Aparições em paz. Na verdade, a intenção delas era levá-los para longe daquele lugar e mantê-los lá até que o horário das Aparições tivesse passado. Entretanto, embora os videntes estivessem longe do Podbrdo no horário usual das Aparições, eles receberam um aviso interior pedindo para saírem do carro. Assim que saíram e fizeram uma oração, Nossa Senhora aproximou-se deles, vindo da direção de Podbrdo, que estava a mais de um quilômetro de distância. Ela rezou com eles os sete Pai Nossos, etc.

Logo depois disso, a polícia começou a proibir os videntes e os peregrinos de irem até o local das Aparições. Mas, Nossa Senhora continuou a aparecer-lhes em lugares secretos, em suas casas e nos campos. Os videntes já haviam ganhado confiança, e falavam abertamente com Nossa Senhora, buscando ansiosamente o seu conselho, ouvindo suas advertências e mensagens. Isso se prolongou até o dia 15 de janeiro de 1982.

Nesse meio tempo, o pároco de Medjugorje começou a acolher os peregrinos na Igreja para rezarem o terço e assistirem à Santa Missa. Os videntes também rezavam o terço. Nossa Senhora aparecia-lhes, por vezes, na igreja naquele momento. Uma vez o pároco, enquanto rezava o terço, viu Nossa Senhora. Imediatamente ele parou de rezar e espontaneamente começou a cantar um hino popular: “Lijepa si, lijepa, Djevo Marijo” – Como você é bonita, Santíssima Virgem Maria. Toda a igreja podia ver que algo incomum estava acontecendo com ele. Depois disso, ele afirmou que a tinha visto. E assim, aquele que até então não apenas duvidava, mas era abertamente contra as Aparições, tornou-se seu defensor. A partir dali dará o seu apoio às Aparições até ao ponto de ser preso pelos comunistas.

Depois do dia 15 de janeiro de 1982 os videntes passaram a ver numa área fechada da paróquia. O pároco tomou esta medida por causa das dificuldades recém surgidas. Por causa da proibição do bispo diocesano, os videntes deixaram de usar a área da igreja para o encontro com Nossa Senhora. Em vez disso, eles foram para uma sala na casa paroquial.

Todo esse tempo, desde o início das Aparições até hoje, houve apenas cinco dias em que nenhum dos videntes viram Nossa Senhora.

Nossa Senhora não aparecia sempre no mesmo lugar, nem suas Aparições sempre duravam um período específico. Às vezes, as Aparições duravam dois minutos, às vezes uma hora.

Foram estes sete primeiros dias de Aparição que a Comissão formada pelo cardeal Ruini declarou como sendo sobrenaturais.

A Virgem Maria ficou ali conhecida também pela Rainha da Paz (Mir), pois é a grande incentivadora da oração para ser alcançada a Paz no Mundo, apresentando para isso um plano em três fases:

– Primeiro a Paz nos Corações; depois a Paz na Família; e só depois será possível a Paz no Mundo.

As mensagens principais

Como já está muito próximo o Fim dos Tempos, pois Nossa Senhora disse em Medjugorje que estas são as suas últimas aparições aqui na terra, Maria, como mãe, continua os seus apelos pela conversão dos seus filhos. Ela nos volta a lembrar que temos que nos converter antes dos segredos que foram revelados por ela, pois depois já será tarde demais. Para nos ajudar nesta conversão, nos falará do Inferno, do Purgatório e das armas contra o demônio, conhecidas como as 5 pedrinhas.

Medjugorje, 24 de junho de 1983

A única coisa que vos desejo dizer é: convertei-vos! Fazei saber isto o mais depressa possível a todos os meus filhos (…) Eu pedirei a meu Filho que não castigue o mundo, mas suplico-vos, convertei-vos! Vós não podeis imaginar o que se vai passar, nem o que o Pai Eterno enviará sobre a Terra. É por isso que vos deveis converter! Renunciai a tudo, fazei penitência.

Medjugorje, 15 de agosto de 1985

(Alguns) se arrependerão, mas será tarde demais. Agora é o tempo da conversão, desde há 4 anos que vos exorto.

Medjugorje, 6 de novembro 1981

Não tenhais medo. Eu mostrei-vos o inferno para verdes o estado dos que lá estão.

Medjugorje, 25 de julho de 1982

Hoje muitas pessoas vão para o inferno. Deus permite que os seus filhos vão para o inferno, por causa das suas inúmeras faltas graves, imperdoáveis.

Medjugorje, 10 de janeiro de 1983

Os homens que vão para o inferno não querem receber nenhuma graça de Deus; não se arrependem, não param de jurar e blasfemar; escolhem viver no inferno e não encaram a possibilidade de o deixar.

Medjugorje 14 de abril de 1982

Deveis saber que o Satanás existe. Ele um dia se apresentou diante do trono de Deus e pediu permissão para tentar a Igreja por um certo período com a intenção de destruí-la. Deus permitiu a Satanás de pôr a Igreja à prova por um século, mas acrescentou: ‘Tu não a destruirás!’ Este século no qual vós viveis está sob o poder do demônio, mas, quando se realizarão os segredos que vos foram confiados, o seu poder será destruído. Agora mesmo ele já começa a perder o seu poder e por essa razão ele tornou-se ainda mais agressivo: destrói os casamentos, levanta discórdias entre as almas consagradas, causa possessão e provoca homicídios. Protegei-vos, pois, com o jejum e a oração, sobretudo com a oração comunitária. Carregai convosco objetos bentos e colocai-os também em vossas casas. Retomai o uso da água benta”!

Medjugorje, 21 de julho de 1982

No Purgatório há muitas almas. Há mesmo pessoas consagradas a Deus: padres e religiosas. Há muitas almas que estão no Purgatório há muito tempo porque ninguém reza por elas.

Medjugorje, 10 de janeiro de 1983

Há diferentes níveis de Purgatório, os mais baixos estão próximos do inferno e os mais elevados aproximam-se gradualmente do Céu. Não é no dia de Finados, mas no Natal que um grande número de almas deixa o Purgatório (…) A maior parte dos homens vão para o purgatório, muitos vão para o inferno; muito poucos vão diretamente para o Céu.

As cinco pedrinhas de Medjugorje

Um dia, em Medjugorje, a Virgem nos pediu que vivêssemos a seguinte mensagem: Filhos queridos, vos convido a conversão individual. Este tempo é para vós, porque o meu Filho dileto sem a vossa cooperação não pode realizar o que deseja. Filhos queridos rezai a fim de que possais crescer espiritualmente e fiqueis mais próximo de Deus. Entrego para vós as 5 pedrinhas, que representam as armas contra o vosso gigante Golias com as quais podereis vencer qualquer batalha.

O que são as 5 pedrinhas? São as armas para combatermos contra o demônio. Com estas armas, ele não nos vencerá.

As 5 Pedrinhas de Medjugorje:

– A Oração

– O Jejum

– A Bíblia

– A Confissão

– A Comunhão

Algumas das ocasiões em que a Virgem Falou destas 5 armas, as 5 pedrinhas, foram nas seguintes mensagens:

A Oração diária

Medjugorje, 30 de julho de 1987

Filhos! Eis, porque preciso tanto das vossas orações: a oração é o único meio para salvação da raça humana.

Mensagem de 08 de agosto de 1985

Queridos filhos: Hoje Eu os convido a entrar em luta contra Satanás por meio da oração (…) Agora Satanás deseja agir mais, porque vocês têm conhecimento da sua ação. Queridos filhos, revistam-se da armadura contra Satanás e vençam-no com o rosário na mão. Obrigada por terem atendido a meu chamado.

Mensagem de 25 de fevereiro de 1988

Queridos filhos: Também hoje Eu desejo convidá-los à oração (…) Se vocês rezam, Satanás não pode prejudicá-los em nada, porque vocês são filhos de Deus e é Ele que cuida de vocês. Rezem! O terço esteja sempre em suas mãos, como sinal, para Satanás, de que vocês pertencem a Mim. Obrigada por terem atendido a meu chamado.

Mensagem de 25 de abril de 2001

Queridos filhos: Também hoje eu os convido à oração. Filhinhos, a oração realiza milagres. Quando estiverem cansados e doentes e não souberem o sentido de sua vida, peguem o terço e rezem, rezem até que a oração se torne um alegre encontro com o seu Salvador. Eu estou com vocês, filhinhos, intercedo e rezo por vocês. Obrigada por terem atendido a meu chamado.

O Jejum às 4ª e 6ª feira a pão e água

Mensagem de 21 de julho de 1982

Queridos filhos! Convido-vos a rezar e jejuar pela paz no mundo. Vós tendes esquecido que a oração e o jejum podem afastar também as guerras e interromper as leis naturais. O melhor jejum é aquele a pão e água. Todos, com exceção dos doentes, devem jejuar. As esmolas e as obras de caridade não podem substituir o jejum.

Mensagem de 9 de setembro de 1982

Rezai e jejuai! Peço-vos apenas oração e jejum!

A Bíblia lida todos os dias

Medjugorje, 18 de outubro de 1984

Queridos filhos, hoje peço-vos para lerdes a Bíblia todos os dias em vossas casas, e para a colocares num lugar em evidência que sempre vos incite a lê-la e a rezá-la.

Mensagem de 25 de fevereiro de 2012

Queridos Filhos: Neste tempo de forma especial convido vocês: rezem com o coração. Filhinhos vocês falam muito, mas rezam pouco. Leiam, meditem a Sagrada Escritura e que as palavras ali escritas sejam vida para vocês. Eu os encorajo e amo, para que possam encontrar em Deus a sua paz e a alegria de viver. Obrigada por terem atendido a meu chamado.

A Confissão pede-a uma vez por mês

Mensagem de 6 de agosto de 1982

Precisa-se exortar as pessoas a confessar-se todos os meses, sobretudo na primeira sexta-feira ou no primeiro sábado do mês. Fazei isto que vos digo! A confissão mensal será um remédio para a Igreja Ocidental. Se os fiéis se confessarem uma vez por mês, rapidamente regiões inteiras podem ser curadas.

Medjugorje, 7 de novembro de 1983

Se a confissão não significa nada para vós, em verdade, será difícil a vossa conversão.

A Comunhão pede-a todos os dias durante a Missa, se possível, e que a Missa seja o centro da nossa vida

Mensagem de 15 de outubro de 1983

Vós não participastes da missa como deveríeis. Se soubésseis que graça e que dom recebeis na Eucaristia, vós vos prepararíeis todos os dias pelo menos durante uma hora. Devereis confessar-vos pelo menos uma vez por mês. Seria necessário na paróquia dedicar à reconciliação três dias por mês: a primeira sexta-feira e o sábado e o domingo seguintes

Mensagem de 1 de dezembro de 1983 (rezar, perseverança)

Obrigada a todos vós que viestes à Igreja para rezar a Jesus, apesar da neve, do gelo e do mau tempo. Continuai assim e sede perseverantes. Sabei bem que, quando um amigo vos pede com insistência qualquer coisa, ele vos dá. O mesmo faz Jesus convosco; quando rezais com perseverança e vindes à Missa apesar do vosso cansaço, Ele vos dá tudo o que lhe pedires. Por isso, filhos meus, rezai, rezai, rezai!

Mensagem de 16 de maio de 1985

Queridos filhos: Eu os convido a uma oração mais ativa e à frequência à Missa. Desejo que a Missa seja uma experiência de Deus para vocês. Gostaria de dizer especialmente aos jovens: estejam abertos ao Espírito Santo, porque Deus deseja atraí-los para Si nestes dias em que Satanás está agindo. Obrigada por terem atendido a meu chamado.

Mensagem de 10 de fevereiro de 1982

Rezai, rezai, rezai! Crede firmemente, confessai-vos com regularidade e comungai. É este o único caminho da salvação.

Os 10 Segredos de Medjugorje para o futuro

Ao longo das Aparições, Nossa Senhora confiou aos 6 videntes, 10 Segredos, sobre acontecimentos que sobrevirão a toda humanidade.

Numa aparição extraordinária a Mirjana, a 28 de janeiro de 1987, Nossa Senhora evidenciou diversas coisas e abordou principalmente o tema dos Segredos de Medjugorje:

Há dez segredos! Vós não sabeis de que se trata, mas, quando vierem a saber, será tarde demais! Retomai a oração! Nada é mais importante do que ela. Desejaria que o Senhor me permitisse esclarecer, ao menos em parte, os segredos, mas já são muitas as graças que Ele vos oferece. Pensai quanto é pouco o que lhe ofereceis. (…) Não quero censurar-vos; quero, pelo contrário, convidar-vos mais uma vez à oração, ao jejum, à penitência.

Nossa Senhora escolheu a Mirjana Drajicevic para ser ela a divulgar ao mundo os 10 Segredos, em datas a serem definidas por ela. Ao confiar a Mirjana a totalidade dos segredos, Nossa Senhora deixou de lhe aparecer todos os dias. Passou, no entanto, um ano inteiro a prepará-la e a explicar-lhe como estes deviam ser revelados. Por determinação também de Nossa Senhora, Mirjana devia escolher um sacerdote, que devia merecer o consentimento de Nossa Senhora, para divulgar publicamente os Segredos ao mundo. O escolhido foi o Padre Petar Ljubicic, nascido em 1946.

Forma e data da revelação dos 10 segredos

A revelação dos Dez Segredos terá lugar em Medjugorje. A maneira como se realizará é a seguinte:

Nossa Senhora, na Aparição de 25 de dezembro de 1985, deu à Mirjana um Pergaminho aberto, com as mãos estendidas, e que será entregue ao Padre Petar, na altura devida. Este documento contém a descrição dos Segredos e, atualmente, ninguém consegue ler, à exceção de Mirjana. As outras pessoas veem nele um trecho da Bíblia, ou um cântico, ou uma mensagem etc. Um fragmento deste documento foi examinado por cientistas Europeus que concluíram que é feito de um material de origem desconhecida na Terra. O Pergaminho é de cor entre branca e amarela, pode ser dobrado ou amarrotado e é indestrutível. Ficou em Sarajevo durante parte da guerra dos Balcãs, na ainda então Iugoslávia. Foi levado milagrosamente por um soldado espanhol da ONU à Mirjana que se encontrava na altura em Medjugorje, isto por ordem de uma voz misteriosa que ele ouviu. Até agora o Pergaminho só foi visto por poucas pessoas da família da Mirjana. Depois disto, Nossa Senhora disse à Mirjana para não o mostrar a mais ninguém.

Dez dias antes da data marcada por Deus para a revelação do 1º Segredo, Mirjana chamará o Padre Petar; ambos jejuarão e rezarão durante sete dias e, ao oitavo dia, o Padre Petar conseguirá ler apenas o texto relativo ao Segredo a ser anunciado. Ele anunciará o conteúdo do 1º segredo, que é significativo para toda a humanidade e terá repercussões em escala mundial.

Três dias depois da revelação, o acontecimento previsto no 1º Segredo realizar-se-á.

A sequência da revelação de todos os outros Segredos far-se-á do mesmo modo que o primeiro, em cadeia, com intervalos e em datas definidas por Nossa Senhora, até que o último seja revelado.

Exemplificando o que atrás foi dito, imagine-se que Mirjana chama o Padre Petar num qualquer dia 1 de um determinado mês.

Dos dias 1 a 7 jejuam e oram. No dia 8 o Padre Petar consegue ler e entender o Segredo no Pergaminho. No dia 10 revela o Segredo. No dia 13 o Segredo realiza-se.

O que se conhece do conteúdo dos 10 segredos

Em relação ao conteúdo dos 10 Segredos, pouco se sabe. O Padre Petar sabe, no entanto, que os primeiros três estão relacionados com Medjugorje e são advertências à conversão.

1º Segredo

Constitui um aviso para que o mundo perceba que Nossa Senhora apareceu em Medjugorje e que os videntes dizem a verdade.

O 1º Segredo foi mostrado à Mirjana, na Aparição do dia 25 de outubro de 1985, como se fosse numa projeção de slides.

Numa entrevista ao Padre Petar Ljubicic, no dia seguinte, a 26 de outubro de 1985, a Mirjana revelou algumas pistas sobre o 1º Segredo:

1 – «Não será uma coisa agradável.»

2 – «Será algo que as pessoas vão ouvir falar por um longo tempo.»

3 – «O primeiro segredo dará muito que falar sobre cada um.»

4 – «O povo de Medjugorje saberá imediatamente que está relacionado com os segredos.»

5 – «Toda a gente, em qualquer lugar, imediatamente tomará conhecimento.»

6 – «Chocou-me mais do que qualquer outra coisa. Isto foi, naturalmente, devido a ver o primeiro segredo. Se as pessoas vissem o primeiro segredo, como me foi mostrado ontem, todos certamente ficariam suficientemente chocados para olhar para si próprios e para à sua volta de uma maneira completamente nova. Agora sei de coisas que não são particularmente agradáveis. Acredito que se todos soubessem as mesmas coisas, cada uma dessas pessoas ficaria chocada e olharia para o nosso mundo sob uma perspectiva completamente diferente.»

7 – «Durará por algum tempo. Será visível, é necessário sacudir o mundo um pouco. Fará que o mundo pare e pense.»

8 – «Talvez alguns descrentes possam dizer algo semelhante (que foi um fenômeno natural) depois do 1º e 2º (segredos).»

9 – «Não serão catástrofes no sentido literal. Não será algo tão gigantesco como que virá a seguir. Estes dois primeiros segredos não são tão sérios e fortes. O que eu quero dizer, sim, são sérios, mas não tanto como o resto (…) O que vem a seguir são os segredos realmente desagradáveis. Eu ficaria feliz se todos finalmente entendessem isso. Eu não lhes posso dizer muito mais, mas uma vez que eles comecem a se cumprir, então será tarde demais.»

10 – «A Santíssima Virgem me disse que é necessário rezar muito, até que o primeiro segredo seja revelado. Mas, além disso, é necessário fazer sacrifícios, tanto quanto possível, ajudar os outros, tanto quanto estiver ao nosso alcance e jejuar, especialmente agora antes do primeiro segredo. Ela disse que é obrigatório nos prepararmos.

Ela não apenas pede, mas implora que todos se convertam, rezem e jejuem.

[Aqueles que não acreditam] Eles não têm ideia do que os espera, e é por isso que, como Mãe deles, ela está profundamente aflita por eles.

Não basta simplesmente rezar. Não é suficiente simplesmente dizer algumas orações para que possamos dizer que alguém rezou e cumpriu o seu dever. O que ela quer de nós é que rezemos do fundo da nossa alma, é que falemos com Deus. Esta é a sua mensagem.

Numa entrevista a Janice Connell, Mirjana acrescentou:

«O 1º Segredo quebra o poder de Satanás e, por ele saber isso, está muito agressivo neste momento».

A vidente Vicka Ivankovic disse ao padre René Laurentin, mariólogo francês, e a Ljudevit Rupčić, que

«O 1º segredo diz respeito à nossa igreja em Medjugorje».

2º Segredo

Constitui um aviso para que o mundo perceba que Nossa Senhora apareceu em Medjugorje e que os videntes dizem a verdade.

Numa entrevista ao Padre Petar Ljubicic, no dia seguinte, a 26 de outubro de 1985, a Mirjana revelou algumas pistas sobre o 2º Segredo:

1 – «Talvez alguns descrentes possam dizer algo semelhante (que foi um fenômeno natural) depois do 1º e 2º (segredos).»

2 – «Não serão catástrofes no sentido literal. Não será algo tão gigantesco como que virá a seguir. Estes dois primeiros segredos não são tão sérios e fortes. O que eu quero dizer, sim, são sérios, mas não tanto como o resto (…) O que vem a seguir são os segredos realmente desagradáveis. Eu ficaria feliz se todos finalmente entendessem isso. Eu não lhes posso dizer muito mais, mas uma vez que eles comecem a se cumprir, então será muito tarde.»

3º Segredo

É um sinal que aparecerá no lugar da Primeira Aparição no monte Podbrdo, e lá permanecerá indestrutível, permanente e visível para que toda a humanidade possa tomar conhecimento dele. Nossa Senhora cumpre, deste modo, a promessa inicial de mostrar claramente a sua presença em Medjugorje. Os videntes que apelidam este sinal de «O Grande Sinal», dizem que ela vai deixá-lo, de modo especial, para aqueles que ainda estão afastados de Deus. Nossa Senhora afirmou o seguinte no dia 24 de junho de 1983:

O Grande Sinal é, segundo Mirjana, uma espécie de presente da Mãe do Céu, um sinal da sua presença. Uma vez que a finalidade é levar todos a acreditar, será óbvio «que não será feito pela mão de nenhum homem, mas terá origem divina.

Vicka nos deu alguns detalhes interessantes: O Sinal será sobre a terra, aparecerá de uma vez só, todos poderão ver, será permanente e indestrutível. Será deixado para mostrar ao povo que Nossa Senhora está presente aqui entre nós. Mas ai daqueles que esperam o Sinal para se converter. Muitos verão, pode dar-se que se ajoelhem diante do Sinal, mas ainda muitos não se converterão.

Em uma Aparição Nossa Senhora já havia dito: Meus anjos, também quando deixar o Sinal muitos não acreditarão e virão somente render homenagem. Os homens devem converter-se e fazer penitência.

Será um evento estrondoso que provocará um mar de conversões. Mirjana disse: Então as pessoas acreditarão que Nossa Senhora apareceu, compreenderão o Sinal através da sua manifestação. Quando Jakov disse que o prefeito será o primeiro a correr para a colina, queria indicar que seria pessoas pertencentes às classes sociais mais elevadas. Esses compreenderão o Sinal como um lugar onde será possível converter-se. Eles correrão à colina, rezarão e encontrarão o perdão.

Noutra ocasião disse: Todo o mundo poderá ver que não foi feito por mão humana; as pessoas poderão fotografá-lo e filmá-lo.

Nossa Senhora disse que no momento que aparecer o Sinal muitos serão curados. Ela mesmo fez uma promessa de curar particularmente a um jovem amigo dos videntes de Medjugorje que, nos primeiros tempos estava com eles durante as Aparições. Esse rapaz tem uma grave doença, e não tem a perna esquerda. Vicka disse: Depois que acontecer o Sinal, Ele será completamente curado.

Do que se trata então este Sinal? Aos videntes, Nossa Senhora pediu numa das Aparições para que eles olhassem para a colina e a recordassem, porque depois do Sinal acontecer, a colina não será a mesma como no início das Aparições.

Os jovens já o contemplaram, em visão. Depois dele, os incrédulos sentirão grande sofrimento interior e terrível remorso. Eles acreditarão, mas não haverá mais tempo para a conversão.

4º ao 10º Segredo

Destes 7 Segredos, para além dos videntes, pouco se sabe mais em concreto.

7º Segredo

Fala-se que o 7º terá sido grandemente atenuado graças às orações dos crentes.

Estes 4 últimos Segredos são muito graves

8º Segredo

Este 8º Segredo é pior que os 7 anteriores e já foi diminuído devido às orações dos fiéis que corresponderam aos pedidos de Nossa Senhora.

9º Segredo

O 9º Segredo é muito grave e mais do que o 7º e o 8º. É um castigo pelos pecados da humanidade. A punição é inevitável, porque não se espera a conversão do mundo inteiro. Porém, os castigos poderão ser diminuídos por meio da oração e da penitência, mas não poderão ser evitados.

10º Segredo

O 10º Segredo foi dado em primeiro lugar a Mirjana em 25 de dezembro de 1982.

O 10º Segredo foi também dado ao Jakov Colo na Aparição do dia 12 de setembro de 1998 nos Estados Unidos da América. Também lhe foi comunicado nessa Aparição de que ela só lhe passaria a Aparecer nos dias 25 de dezembro de cada ano.

Este 10º Segredo é o mais grave de todos. Será também um castigo pelos pecados da humanidade “A punição é inevitável porque não se espera a conversão do mundo inteiro”. Porém, este 10º Segredo não pode ser atenuado e será o pior de todos.

Após a realização do 10º Segredo, o poder de Satanás será destruído e um Novo Pentecostes marcará o início de um Novo Tempo.

Este período que antecede os acontecimentos é um tempo de graça que Deus está concedendo para a nossa conversão.

Mais sobre o Pergaminho dos 10 Segredos de Medjugorje

O Documento dado por Nossa Senhora a Mirjana está envolto em mistérios intrigantes. Tem sensivelmente o tamanho de uma folha A4, é semelhante a um pergaminho, mas não se conhece a substância de que é feito. Misteriosamente pode ser dobrado, mas não se consegue rasgá-lo. Além destas características, ninguém consegue ler no seu texto o mesmo conteúdo, como já sucedeu mais do que uma vez. Foi o que aconteceu a uma prima e a uma amiga de Mirjana; esta, não sabendo ainda que Nossa Senhora não queria que ela mostrasse o documento, deu-o a ler, simultaneamente, a essas duas pessoas: uma delas, leu uma oração de súplica, a outra, uma oração de adoração.

O fato de o documento aparentar ter vida própria, no sentido em que é o «Céu» que decide o quê, quem e quando deve ser lido, traz em si uma salvaguarda, face aos perigos a que ia estar sujeito ao longo dos anos. Foi o que já aconteceu. Em 1990, em pleno tempo de guerra, Mirjana deixou o Pergaminho esquecido em Sarajevo. Ali ficou perdido durante alguns anos, até que um soldado das Nações Unidas lhe entregou, juntamente com outros pertences pessoais. O soldado não fazia a mínima ideia do que tivera nas suas mãos.

Entrevista com o padre franciscano Petar Ljubicic, que irá revelar os segredos de Medjugorje

Publicado na revista “Kamenjar – vamos crescer na fé” – 16/07/2017

Nasci no vilarejo Prisoi, na hercegovina no dia 22 de outubro 1946, e seis dias depois fui batizado em Pothum. Os meus pais receberam o Santo Sacramento matrimonial no ano 1941. Como minha mãe não conseguia engravidar, fazia muitas promessas pedindo a Deus o dom da maternidade. Depois de 5 anos, fui o primeiro dos 10 filhos dela, recompensada por Deus.

Interessante é que desde criança, eu sempre desejei ser padre, e padre franciscano. Nunca pensei algo diferente. Terminando a escola primária, logo fui procurar o meu pároco, padre Vlado Vlasic, um padre que viveu e faleceu como um santo. Ele, para mim, foi um grande exemplo. Conversava com ele abertamente por longos períodos. Como as minhas notas escolares eram ótimas e com a sua recomendação, fui recebido no Seminário. No liceu estudei em Zadar, Split e Dubrovnik, e os estudos superiores foram em Sarajevo e na Alemanha, em Konigsteinu, onda fui ordenado no ano 1972.

Lembro-me muito bem, que no dia da primeira aparição de Nossa Senhora, Gospa, na colina das aparições, no Podbrdo, eu estava na paróquia de Tihalina. Estava preparando as crianças para o Santo Sacramento da Crisma. A notícia se espalhou com rapidez na região toda. Logo que consegui, fui para Medjugorje, para ver o que estava acontecendo. No terceiro dia, eu já estava na multidão que chegava de todos os lados e ia para Bijakovic, o local da colina. Conversava com pessoas sérias, com aqueles que eu tinha certeza de serem fiéis e responsáveis, perguntando se talvez alguém não estaria manipulando as crianças. Fui convencido e, também com testemunhos, que isso não seria possível. Eliminei qualquer possibilidade de qualquer cilada.

Depois de conversar com as videntes, Vicka e Ivanka, tinha certeza de que as crianças falavam a verdade. Acreditei neste momento e até hoje não tive dúvida nenhuma.

É interessante que nesse tempo eu estava lendo sobre as aparições de Maria, em Lourdes e Fátima. Não sei se isso foi por acaso, mas penso que não, porque para nós, os que cremos, nada é por acaso. Aconteceram as aparições em Medjugorje e eu concluí – se Nossa Senhora aparece em outros lugares, por que também não poderia aparecer aqui e nos visitar?

Desde este momento, aproveitava todo tempo livre para ir a Medjugorje. Confessava e ajudava sempre que possível.

O que para o senhor significa Medjugorje?

Para mim, na verdade, tudo isso é um fenômeno mundial. Isso é o espírito da Igreja de hoje, que há mais de um quarto de século está acontecendo. Neste lugar acontecem milagrosas e impressionantes conversões. Lugar aonde chegam os cansados, doentes, enganados e decepcionados e voltam curados, transformados, encorajados para continuar e testemunhar a sua vida, preenchidos com o Espírito Santo e com a força das fortes mensagens da Maria. Chegam assustados e voltam corajosos, chegam desesperados e voltam como transmissores da fé. Nossa Senhora, a Gospa, nos repete aquilo que Jesus falou, no início de suas pregações: “Convertam-se, creiam no Evangelho”! A fé e a conversão andam juntas porque, se acreditamos que Deus nos pode converter, vamos andar no caminho da nossa salvação, para onde somos chamados desde o momento do nosso batismo até o fim da nossa vida terrestre. Isso é a medula, o cerne de Medjugorje, uma misericórdia especial, um grande dom de Deus, que reforça a nossa fé.

Quais são as lembranças que o senhor leva do longo trabalho pastoral em Medjugorje?

Foram difíceis, cansativos, exaustivos, mas dias inesquecíveis. Não tinha horário para deitar-se ou levantar-se; mas essas graças não se recebem nem se vive em nenhum outro lugar. De fato, eu tinha que lidar com os peregrinos pobres que necessitavam de muitas coisas, que não tinham dinheiro para pagar o pernoite e para se alimentarem. Chegavam a todos momentos do dia e da noite, muitas vezes na madrugada. Encontrava pessoas que eram transformadas, renovadas espiritual e fisicamente sob o manto de Maria.

Em nenhum outro lugar vi pessoas rezando tão profundamente como em Medjugorje. Essa oração profunda nos liga a Nossa Senhora, à Gospa, que passou sua vida na terra rezando e hoje também, no céu, nos apresenta e reza por nós, porque esse é o único caminho até a Misericórdia Divina.

Significa que, quem reza com Nossa Senhora, sente que ela é sua mãe, que Jesus é seu irmão e Deus o verdadeiro e único Pai (…)

O padre Petar fala sobre a revelação dos segredos de Medjugorje

Eu fiquei muito surpreso quando ouvi qual seria minha missão, não podia acreditar, que o céu me escolheu. Como e por que mereço esta graça tão grande?

Isso vai acontecer em Medjugorje. Dez dias antes da revelação do primeiro segredo, Mirjana irá me avisar, indiferente de onde eu possa estar neste momento. Imediatamente irei para Medjugorje, e pode até acontecer a providência de já estar lá. Depois, vou passar sete dias em oração e jejum, para que possa, preenchido da sabedoria do Espírito Santo, entender completamente o significado da mensagem e entrar profundamente o segredo desta mensagem. E então, três dias antes dos acontecimentos anunciados, revelarei os segredos ao mundo, explica Padre Petar.

Sobre isso, ele conversou com Mirjana e ela disse que Nossa Senhora, a Gospa, deseja que o maior número possível de pessoas saibam o que vai acontecer, porque as revelações dos segredos são importantes para a toda humanidade. Ainda não se sabe como os segredos serão repassadas ao público mas, com certeza, a mensagem será rapidamente divulgada porque a Virgem Maria disse que irá se encarregar disto.

Com relação aos segredos, como o Padre Petar esteve presente em muitas aparições, ele testemunhou que viu Mirjana chorar duas vezes durante o êxtase. Perguntando sobre o motivo do choro, ela respondeu que viu muitas crianças pequenas sofrendo, mas que não podia falar nada sobre aquilo.

Sei que os três primeiros segredos estão ligados a Medjugorje – diz o Padre Petar. Os dois primeiros segredos serão avisos e grandes advertências. Irão mostrar claramente ao mundo que Nossa Senhora aparecia em Medjugorje e que os videntes falavam a verdade. O terceiro segredo será um sinal indestrutível e que irá converter muitas almas. Os outros segredos serão, com certeza, fatos impressionantes que irão agitar o mundo, movendo-o à conversão. Não temos que ter medo deles.

Sobre o terceiro segredo, sabe-se mais do que todos os outros. Os videntes dizem que se trata de um “grande sinal” que aparecerá de modo inesperado no lugar onde Nossa Senhora apareceu no início das aparições, no monte Podbrdo. Será visível, permanente e indestrutível. Deste modo Nossa Senhora cumprirá a sua promessa de deixar a prova da sua vinda e presença em Medjugorje. Os videntes dizem que ela prometeu “de um modo especial, deixar este sinal, para aqueles que ainda estão afastados de Deus”.

Será visível, não feito por mão humana e vindo verdadeiramente de Deus, diz Mirjana.

Apoiam Medjugorje

– O Papa João Paulo II, ciente da sua posição de chefe da Igreja, sempre que interrogado sobre Medjugorje, nunca escondeu a sua simpatia e discernimento positivo. Perguntado um dia se gostaria de se deslocar a Medjugorje, respondeu: «Vou lá todas as noites… em espírito».

– O Papa Bento XVI nunca disse nada contra Medjugorje, antes pelo contrário, sempre demonstrou a sua condescendência e simpatia, supervisionando tudo o que de bom o Vaticano tem feito com relação a Medjugorje, sempre numa linha de proteção cautelosa e austera, como é seu apanágio.

– O Papa Francisco disse, em 23 de novembro de 2018, afirmou numa entrevista a Chiara Amirante:

«Fui eu que salvei Medjugorje. Levo Medjugorje no coração! Bem dentro do meu coração!»

– O Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, discordando da posição do bispo de Mostar, quando ele escreveu uma carta pessoal a declarar a sua posição de que nada de sobrenatural estava acontecendo em Medjugorje, e a fim de não levar os fiéis a acreditar que aquela declaração era uma posição oficial da Igreja, escreveu numa carta dirigida ao bispo de Saint-Denis de la Réunion, o seguinte:

«O que o bispo Peric disse em sua carta… é, e continua sendo, só a sua opinião pessoal”.

– O bispo Pavel Mária Hnilica foi um dos grandes defensores e apóstolos de Medjugorje. Numa entrevista concedida a Marie Czernin para a revista católica PUR e que foi publicada em dezembro de 2004, ela perguntou-lhe:

– É possível que muitas coisas que acontecem em Medjugorje possam ser inventadas?

– bispo Hnilica respondeu: «Alguns anos atrás, houve uma reunião da Juventude em Marienfried, e eu fui convidado. Durante o encontro, um jornalista me perguntou: “bispo, você não acredita que tudo o que está acontecendo em Medjugorje vem do diabo (Satanás)? Eu respondi: “Eu sou um jesuíta. Santo Inácio ensinou-nos a discernir os espíritos, mas ele também nos ensinou que cada evento pode provir de três diferentes fontes: Humana, Divina ou diabólica”. No fim, o jornalista concordou comigo, de que o que está acontecendo em Medjugorje não pode ser explicado a partir de um ponto de vista meramente humano – o fato de todos os anos, milhares jovens normalíssimos serem atraídos, fazendo filas, com o fim de se reconciliarem com Deus. Medjugorje, já foi Apelo “O confessionário do mundo”, porque, como fenómeno, nem Lourdes nem Fátima, conseguiram fazer com que tantas multidões de pessoas fossem confessar-se. O que acontece durante uma confissão? O padre resgata o pecador do demónio. Então eu respondi ao jornalista: “Claro, satanás é capaz de muitas coisas, mas ele não é capaz de uma coisa: É possível que Satanás estimule as pessoas a irem para a confissão, a fim de serem resgatadas precisamente dele”? Os jornalistas riram, entendendo o que eu queria dizer. Portanto, a única causa explicativa permanece em Deus. Mais tarde, eu contei esta conversa ao Santo Padre. (…) O Papa, por sua vez, reconheceu muito tempo antes, que os eventos sobrenaturais estão realmente funcionando em Medjugorje. Através de várias fontes, o Papa chegou à convicção de que Deus pode ser experimentado neste lugar. (…) E o Papa ainda acrescentou: “O mundo de hoje perdeu o sentido do sobrenatural, por outras palavras, o sentido de Deus. Mas muitas pessoas redescobriram este sentimento em Medjugorje, através da oração, do jejum e dos sacramentos “.

– O Padre René Laurentin, que já esteve várias vezes em Medjugorje, numa entrevista dada a frei Dario Dodig, em maio de 2003, disse:

«O que me prende é a mensagem fundamental, porque é ela que dá a resposta que pode Salvar o mundo de hoje, se tentarmos olhar e ver com os olhos de Deus (…) As mensagens repetem aos nossos ouvidos surdos o que esquecemos, ou o que não queremos, ou o que já não somos capazes de ouvir… Rezar, ter uma Fé forte em Deus, Jejuar e ler o Evangelho. Toda a Igreja concorda com isso. Esta é a mensagem fundamental das Aparições».

– Centenas de bispos e milhares de sacerdotes que já foram a Medjugorje, e que lá sentiram a presença Materna da Rainha da Paz.

– Os mais de 50 milhões de peregrinos que já por lá passaram, e que viram reforçada a sua fé.