13. Conclusões

Depois de tudo o que vimos, penso que não resta a menor dúvida em porque Nossa Senhora tem aparecida tanto neste último século.

Ela, como mãe, sabendo que a atuação do demônio tem se intensificado e que aumentará a cada dia até a Segunda Vinda de Cristo, quer salvar a todos nós, todos os seus filhos e, por isso, tem multiplicado suas aparições, suas manifestações (como as lacrimações) convidando-nos à tarefa urgente da nossa conversão, além de oferecer-nos como protetora diante dos ataques do inimigo.

A conversão é urgente, pois se não nos convertermos, virá um castigo inimaginável a toda humanidade, além de comprometer a nossa salvação eterna.

Muitos vivem se se preocupar com Deus, sem se preocupar com a sua alma, deixando para pensar em Deus e na sua alma mais para a frente, porém, como vimos, a Segunda Vinda de Cristo está muito, muito próxima. O Milagre de Garabandal será avisado pela Conchita 8 dias antes. E a Conchita, em fevereiro de 2022, já completou 73 anos. Sabemos que o Milagre ocorrerá em menos de 12 meses depois do Aviso que, por sua vez, ocorrerá quando a situação estiver no pior momento, dando a entender já a manifestação forte do anticristo no mundo. Está próxima também a Segunda Vinda de Cristo pelas palavras ditas pela Conchita que neste pontificado, correspondente agora ao papa Francisco, daria início o Fim dos Tempos, isto é, o momento auge do que está profetizado no Apocalipse, que culmina com a Segunda Vinda de Cristo e a instauração do Novo Céu e da Nova Terra e os momentos de profunda tribulação que antecedem esta vinda. Também está próxima a Segunda Vinda de Cristo, pois os segredos de Medjugorje serão anunciados três dias antes de acontecerem pelo Padre Petar, que em outro de 2022 completa 76 anos.

Como disse o Padre Pio, muitos deixarão a conversão para a última hora e já será tarde demais. É o que disse numa carta escrita às videntes de Garabandal:

3 de março de 1962

Queridas meninas, às nove horas desta manhã, mandou-me a Virgem Santíssima dizer-vos isto: Ó abençoadas meninas de São Sebastião de Garabandal, eu prometo-vos que estarei convosco até ao fim dos tempos e vós estareis comigo no fim do Mundo. E, depois, unidas a Mim, na glória do Paraíso. Envio-vos uma cópia do Santo Rosário de Fátima, que a Virgem me disse para vos mandar. Este terço foi ditado pelo Santíssima Virgem e deve ser propagado para a salvação dos pecadores e preservação da humanidade dos piores castigos com que o Bom Deus ameaça. Só vos dou um conselho: rezai e fazei rezar, porque o mundo está no princípio da perdição. Não acreditam em vós, nem nos vossos colóquios com a Branca Senhora… acreditarão quando já for demasiado tarde.

Como dissemos no início da exposição, converter-se é colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida. E colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida significa viver os 10 Mandamentos e lutar decididamente contra todo pecado. No final desta publicação, colocamos um exame de consciência baseado nos 10 Mandamentos para relembrar quais são os Mandamentos e os pecados que podemos cometer contra eles.

Numa ocasião, Nossa Senhora disse ao Padre Gobbi que não podemos nos esquecer que Deus é um mistério e, portanto, também os seus Mandamentos são um mistério. E, se são um mistério, jamais vamos entender com toda profundidade o sentido deles e todo o mal que está por trás de cada um dos Mandamentos. O que temos que fazer é confiar na sabedoria divina e não questionar e, menos ainda, negar algum deles pensando que sabemos mais que Deus.

13 de abril de 1976

Terça-feira santa

(…) Quantos de vós se detiveram a considerar a sua Palavra, quiseram penetrá-la e compreendê-la só com a própria inte­ligência e caíram assim, inadvertidamente, nos mais graves erros.

A Palavra do meu Filho não é para ser lida só com a in­teligência humana. Ele agradeceu ao Pai por ter escondido os mistérios do seu Reino aos sábios e aos prudentes deste mundo para os revelar aos pequeninos. É sobretudo com a humildade interior, com a total docilidade da alma que deve ser lida e compreendida a sua Palavra. E por isso que o meu filho só confiou a sua autêntica interpretação ao Magistério da Igreja; isto para vos habituar a esta difícil, mas tão necessária, atitude de humildade e de docilidade interior.

Se estiverdes unidos ao Magistério da Igreja, se fordes humildes e prestardes atenção a tudo o que ela vos indica, permanecereis sempre na verdade da Palavra de Jesus.

Hoje o erro difunde-se cada vez mais na Igreja e parece até que já nem haja uma barreira capaz de o conter. É difundido, sobretudo, por muitos teólogos; é difundido pelos meus pobres filhos Sacerdotes.

28 de janeiro de 1979

Festa de S. Tomás de Aquino

(…) Há verdades reveladas pelo meu Filho e que a Igreja definiu para sempre com a sua divina e infalível autoridade.

Estas verdades são imutáveis, tal como é imutável a própria Verdade de Deus. Muitas delas fazem parte de verdadeiros e autênticos mistérios, porque não são nem nunca poderão ser compreendidas pela inteligência humana.

O homem deve acolhê-las com humildade, através de um ato de pura fé e de firme confiança em Deus, que as reve­lou e as propõe aos homens de todos os tempos, através do Magistério da Igreja.

Mas agora difundiu-se a perigosíssima tendência de querer penetrar e compreender tudo — até mesmo o mistério — chegando-se, assim, a acolher apenas a parte da Verdade que é compreensível para a inteligência humana. Pretende-se desvendar o próprio mistério de Deus.

Rejeita-se a verdade que não é compreendida racionalmen­te. Tenta-se repropor racionalmente toda a Verdade revelada, na ilusão de a tornar aceitável para todos.

Assim corrompe-se a verdade com o erro. O erro é difundido da maneira mais perigosa, isto é, como um modo novo e atua­lizado de compreender a Verdade; e acaba-se por subverter as próprias verdades que constituem o fundamento da fé católica. Estas verdades não são negadas abertamente, mas são acolhidas de maneira equivocada, chegando-se assim, como nunca, ao mais grave compromisso com o erro a nível doutrinal.

(…) Por isso, deveis viver à letra o Evangelho do meu Filho Jesus.

Assim, a primeira providência diante da realidade do Fim dos Tempos é a nossa conversão: arrepender-nos dos nossos pecados e procurar viver a partir daí em estado de graça. O estado de graça é o estado em que a alma está na graça de Deus, na união íntima com Deus na alma. Perde-se o estado de graça ao cometermos um pecado mortal como, além de outros, faltar à missa no domingo sem um motivo grave ou pecar contra a castidade (vide no exame dos 10 Mandamentos).

A segunda providência é proteger-se contra as seduções do demônio, que serão cada dia mais fortes, para nos afastarmos de Deus. Nossa Senhora nos disse o que devemos fazer: consagrar-nos a ela (no fim desta publicação colocamos também a oração de consagração à Santíssima Virgem) e viver as 5 pedrinhas de Medjugorje: oração (sobretudo o terço), penitência, leitura diária da Bíblia, confissão mensal e missa e comunhão frequentes.

Por fim, Nossa Senhora quer que rezemos e ofereçamos penitências pela conversão dos pecadores.

E com relação a tudo que irá ocorrer, na enorme tribulação que passaremos, estarmos serenos debaixo do seu manto, como ela mesma disse em inúmeras ocasiões, nas suas aparições e locuções.

Para os três dias de escuridão, em diversas ocasiões Nossa Senhora nos disse para termos velas bentas, pois será a única luz que teremos.

Segue abaixo a Cronologia do Fim dos Tempos e o Exame dos 10 Mandamentos em vista do arrependimento dos nossos pecados e da confissão.

Cronologia do Fim dos Tempos

Exame dos 10 Mandamentos