Ritos iniciais:

V/. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
R/. Amém.

V/. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
R/. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

S/. Deus utiliza-se de sinais humildes para manifestar a sua grande misericórdia para conosco. O homem também mostra com sinais humildes os seus sentimentos de gratidão, revela a sua vontade de servir a Deus e o propósito de cumprir fielmente, por toda a vida, a consagração do seu batismo.

Leitura da Palavra de Deus

(2 Re 2, 7-13) “Tomou o manto e as águas se separaram”.

Seguiram-nos cinqüenta filhos de profetas os quais pararam ao longe, diante deles, enquanto Elias e Eliseu se detinham à beira do Jordão. Elias tomou o seu manto, dobrou-o e feriu com ele as águas, que se separaram para as duas bandas, de modo que atravessaram ambos a pé enxuto. Tendo passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me algo antes que eu seja arrebatado de ti: que posso eu fazer por ti? Eliseu respondeu: Seja-me concedida uma porção dobrada do teu espírito. Pedes uma coisa difícil, replicou Elias. Entretanto, se me vires quando eu for arrebatado de ti, isso te será dado: mas se não me vires, não te será dado. Continuando o seu caminho, entretidos a conversar, eis que de repente um carro de fogo com cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias subiu ao céu num turbilhão. Vendo isso, Eliseu exclamou: Meu pai, meu pai! Carro e cavalaria de Israel! E não o viu mais. Tomando então as suas vestes, rasgou-as em duas partes. Apanhou o manto que Elias deixara cair, e voltando até o Jordão, parou à beira do rio. Tomou o manto que Elias deixara cair, feriu com ele as águas, dizendo: Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Onde está ele? Tendo ferido as águas, estas separaram-se para um e outro lado, e Eliseu passou.

V/. Palavra do Senhor.
R/. Graças a Deus.

Preces

Irmãos, nós confiamos na intercessão da Mãe de Deus, que teceu para nós a veste da nossa imortalidade pelo Verbo nela encarnado por obra do Espírito Santo. Para que participemos da graça de nosso irmão primogênito e vivamos para a glória de Deus, roguemos ao Pai, e digamos:
R/. Concedei, ó Deus, revestir-nos de Cristo.

Decidistes que o vosso Filho amado se revestisse da nossa carne, para que os homens, através dele, se tornassem participantes da vossa vida; — fazei que nos chamemos e sejamos sempre vossos filhos.
R/. Concedei, ó Deus, revestir-nos de Cristo.

Quisestes Cristo em tudo semelhante a nós, exceto no pecado, para que nos tornássemos, ao segui-lo, conformes à vossa imagem; — concedei-nos seguir a Cristo e agradar-vos em tudo.
R/. Concedei, ó Deus, revestir-nos de Cristo.

Convidais os homens ao banquete da graça, revestidos da veste nupcial do vosso reino, para vos dignar revelar-lhes vossa face; — ensinai-nos a fielmente vos servir,
R/. Concedei, ó Deus, revestir-nos de Cristo.

Vós nos adornais com a veste da justiça e da santidade para que saibamos expressar a santidade da Igreja, vivendo para vós no Espírito Santo;
— santificai-nos por Cristo, sempre mais, para cooperarmos também na salvação dos irmãos.
R/. Concedei, ó Deus, revestir-nos de Cristo.

Vós nos abençoais, sempre, com toda bênção espiritual, em Cristo, até o dia em que venhamos, com vestes nupciais, ao seu encontro;
— dai-nos, por intercessão da Virgem Maria, o trânsito feliz da morte à vida.
R/. Concedei, ó Deus, revestir-nos de Cristo.

Oração da bênção

Ó Deus, autor e realizador da santidade, que chamais os renascidos da água e do Espírito Santo à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade, olhai com bondade os vossos filhos, que recebem devotamente este escapulário em honra da bem-aventurada Virgem Maria, para que se tornem conformes à imagem do vosso Filho, e possam merecer, pela intercessão da Virgem Mãe de Deus, ao termo feliz do curso de suas vidas, entrar na alegria da vossa casa. Por Cristo, nosso Senhor.
R/. Amém.

Imposição do escapulário

S/. Recebe este hábito com que és admitido(a) na irmandade da família religiosa N., dedicada à bem-aventurada Virgem Maria, e procura, com a ajuda da mesma Mãe de Deus, para a glória da Trindade, e o bem da Igreja e dos homens, cada dia revestir-te de Cristo, que nos remiu com o seu sangue.
R/. Amém.

S/. Usando este escapulário, fostes recebidos na família religiosa N., para servirdes com maior dedicação a Cristo e à Igreja. E, para que possais alcançar melhor esses fins, eu vos admito, pelas faculdades a mim concedidas, à participação de todos os bens espirituais da mesma família religiosa.

Conclusão do rito

Deus todo-poderoso vos abençoe com sua clemência e infunda em vós a sabedoria da salvação.
R/. Amém.

Alimente-vos sempre com os ensinamentos da fé, e vos faça perseverar em obras santas.
R/. Amém.

Dirija para si os vossos passos e vos aponte o caminho da paz e do amor.
R/. Amém.

Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
R/. Amém.