Ato de fé

Eu creio firmemente que há um só Deus, em três Pessoas realmente distintas, Pai, Filho e Espírito Santo; que dá o Céu aos bons e o inferno aos maus para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem e morreu na Cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença quero viver e morrer.

Ato de esperança

Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que pelos merecimentos do meu Senhor Jesus Cristo me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque Vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu me proponho a fazer com o vosso auxílio.

Ato de caridade
Eu Vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo do que Vos ofender. Por amor de Vós amo o meu próximo como a mim mesmo.
Ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o vosso Espírito e serão criados.
E renovareis a face da terra.
Oremos. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos amar, no mesmo Espírito, o que é reto, e gozar sempre a sua consolação. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Lembrai-Vos

Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tivesse recorrido, implorando a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem das virgens, como a Mãe recorro; de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vosso pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amém. (peça-se).

A Nossa Senhora Aparecida

Ó Virgem Maria, abençoada sois Vós pelo Senhor Deus Altíssimo, entre todas as mulheres da terra. Vós sois a glória de Jerusalém, Vós a alegria de Israel, Vós a honra do nosso povo. Salve, ó Virgem, honra da nossa terra, a quem rendemos um culto de piedade e veneração, a quem chamamos com o belo nome de Aparecida.  Quem poderia contar, ó doce Mãe,  quantas graças, durante tantos anos, Vós dispensastes ao povo brasileiro, compadecida dos nossos males? Quisemos cingir a vossa cabeça sagrada com uma coroa de ouro, que Vos é devida por tantos títulos: continuai a dobrar-Vos benignamente às nossas preces. Quando erguemos aos céus nossas mãos suplicantes, ouvi clemente os nossos rogos, ó Virgem; conservai as nossas almas afastadas da culpa e, por fim conduzi-nos ao Céu. Salvação, honra e poder Àquele que, uno e trino, nos fulgores do seu trono celeste, governa e rege todo o universo.

A São José

Oração para santificar o trabalho.
Ó glorioso São José, modelo de todos os que se consagram ao trabalho! Alcançai-me a graça de trabalhar com espírito de penitência, em expiação dos meus pecados; de trabalhar com consciência, pondo o cumprimento do meu dever acima das minhas naturais inclinações; de trabalhar com agradecimento e alegria, olhando como uma honra o poder de desenvolver por meio do trabalho os dons recebidos de Deus. Alcançai-me a graça de trabalhar com ordem, constância, intensidade e presença de Deus, sem jamais retroceder ante as dificuldades; de trabalhar, acima de tudo, com pureza de intenção e desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos todas as almas e as contas que prestarei a Deus do tempo perdido, das habilidades inutilizadas em meus trabalhos, tão contrárias à obra de Deus. Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó Patriarca São José! Este será meu lema na vida e na morte. Amém.

Pelo Romano Pontífice

Oremos pelo nosso Beatíssimo Papa N.
O Senhor o conserve, lhe dê vida e o torne feliz na terra, e não o entregue em poder dos seus inimigos.

Benção dos alimentos

Antes das refeições
Almoço e jantar
Oremos. Abençoai-nos, Senhor, a nós e a estes dons que da vossa liberalidade recebemos. Por Cristo Senhor Nosso.
Amém.
Almoço:
Que o Rei da eterna glória nos faça participantes da mesa celestial.
Amém.
Jantar:
Que o Rei da eterna glória nos conduza à Ceia da vida eterna.
Amém.
Depois das refeições
Nós Vos damos graças, Deus onipotente, por todos os vossos benefícios, Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
Amém.
Que Deus nos dê a sua paz.
E a vida eterna.
Amém.

Antes da meditação

Meu Senhor e meu Deus, creio firmemente que estás aqui, que me vês, que me ouves. Adoro-Te com profunda reverência. Peço-Te perdão dos meus pecados e graça para fazer com fruto este tempo de oração. Minha Mãe Imaculada, São José, meu Pai e Senhor, meu Anjo da Guarda, intercedei por mim.

Depois da meditação

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicaste nesta meditação; peço-Te ajuda para os pôr em prática. Minha Mãe Imaculada, São José, meu Pai e Senhor, meu Anjo da Guarda, intercedei por mim.

A São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate; cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos; e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Algumas jaculatórias

1. Bendita seja a Santíssima Trindade.
2. Meu Deus e meu tudo.
3. Ó Deus, compadecei-Vos de mim, pecador.
4. Tu és o meu Deus, eu Te confessarei; Tu és o meu Deus, eu Te glorificarei.
5. Faça-se, cumpra-se, seja louvada e eternamente glorificada a justíssima e amabilíssima Vontade de Deus sobre todas as coisas. Assim seja. Assim seja.
6. Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que eu Te amo.
7. Senhor, eu me abandono em Vós, confio em Vós, descanso em Vós.
8. Ó meu Deus: cada dia me sinto menos seguro de mim e mais seguro de Ti!
9. Senhor, meu Deus! Em vossas mãos abandono o passado e o presente e o futuro, o pequeno e o grande, o pouco e o muito, o temporal e o eterno.
10. Tudo refiro a Ti, meu Deus. Sem Ti, que és meu Pai, que seria de mim?
11. Senhor, para mim nada quero. Tudo para a tua glória e por Amor.
12. Dá-me, Senhor, o amor com que queres que eu Te ame.
13. Senhor, o que Tu quiseres…, eu o amo.
14. Cristo vence! Cristo reina! Cristo impera!
15. Tu o queres, Senhor? … Eu também o quero!
16. Senhor, se quiseres, podes limpar-me.
17. Não desprezarás, Senhor, um coração contrito e humilhado.
18. Jesus, Jesus, sede sempre para mim Jesus.
19. Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso.
20. Coração sacratíssimo e misericordioso de Jesus, dai-nos a paz.
21. Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim.
22. Doce coração de Jesus, sede o meu amor. Doce coração de Maria, sede a minha salvação.
23. Santa Maria, esperança nossa, sede da sabedoria, escrava do Senhor, rogai por nós.
24. Coração dulcíssimo de Maria, preparai-nos um caminho seguro.
25. Aproximemo-nos com fé do trono da graça para alcançarmos misericórdia e encontrarmos a graça no momento oportuno.
26. És toda formosa, Maria, e não há em Ti mancha de pecado.
27. São José, nosso Pai e Senhor, abençoai todos os filhos da Santa Igreja de Deus.
28. São José, chefe da Sagrada Família, rogai pela nossa família.

Oração pelos defuntos

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, mesmo que esteja morto, viverá; e quem vive e crê em Mim não morrerá eternamente. (Jo 11, 25)
Santos de Deus, vinde em seu auxílio; anjos do Senhor, correi ao seu encontro! Acolhei a sua alma, levando-a à presença do Altíssimo.
Cristo te chamou. Ele te receba, e os anjos te acompanhem ao sei de Abraão.
Acolhei a sua alma, levando-a à presença do Altíssimo.
Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele(a) a vossa luz.
Acolhei a sua alma, levando-a à presença do Altíssimo.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.
Pai Nosso
Descanse em paz.
Amém.
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Oração. Ouvi, ó Pai, as nossas preces; sede misericordioso para com o vosso servo(a) N., que chamastes deste mundo. Concedei-lhe a luz e a paz no convívio dos vossos santos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Oração. Absolvei, Senhor, a alma do vosso servo N. de todos os laços do pecado, a fim de que, na ressurreição gloriosa, entre os vossos Santos e eleitos, possa ele, ressuscitado em seu corpo, de novo respirar. Por Cristo Nosso Senhor.
Amém.
Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, mesmo que esteja morto, viverá; e quem vive e crê em Mim não morrerá eternamente.
Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno.
E brilhe para ele(a) a vossa luz.
Descanse em paz.
Amém.
A sua alma e as almas de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.
Amém.

Orações jaculatórias para ajudar o moribundo
1.  Quem nos separará do amor de Cristo?
2. Veremos a Deus como Ele é.
3. A Vós, Senhor, elevo a minha alma.
4. O Senhor é minha luz e minha salvação.
5. Minha alma tem sede do Deus vivo.
6. Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso, disse o Senhor Jesus.
7. Pai, em vossas mãos entrego o meu espírito.
8. Jesus, José e Maria, assisti-me na última agonia.

Aceitação da morte

Meu Deus e meu Pai, Senhor da vida e da morte, que, para justo castigo das nossas culpas, com um decreto imutável determinastes que todos os homens haviam de morrer, olhai para mim, aqui prostrado diante de Vós. Detesto de todo o coração as minhas culpas passadas, pelas quais mereci mil vezes a morte, que aceito agora com o fim de expiá-las e para obedecer à vossa amável vontade. Gostosamente morrerei, Senhor, no momento, no lugar e do modo que Vós quiserdes, e aproveitarei até esse instante os dias que me restem de vida para lutar contra os meus defeitos e aumentar o meu amor por Vós, para quebrar os laços que atam o meu coração às criaturas e preparar a minha alma para comparecer à vossa presença; e desde agora me abandono sem reservas nos braços da vossa paternal Providência.