Introdução

Uma das devoções marianas mais difundidas é o escapulário do Carmo. Ele consiste em duas peças de tecido de lã, uni­das por duas fitas ou cordões levados sobre os ombros (scapula, em latim; daí a origem do nome). Num dos lados há a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus e no outro a imagem do Sagrado Coração de Jesus.

O tecido do escapulário do Carmo é de lã marrom (a mais comum) ou preta. Há fiéis que preferem usar medalhas-escapulários. Isso foi permitido pelo Papa São Pio X, que em 16 de dezembro de 1910 concedeu que o escapulá­rio – uma vez imposto – pudesse ser substituído por uma medalha que tivesse as imagens ditas acima: num lado Nossa Senhora com o Menino Jesus e no outro a imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Origem e promessas do escapulário: São Simão Stock

São Simão Stock nasceu na Inglaterra (provavelmente em Aylesford) por volta do ano 1165. Sendo jovem conhece alguns membros da ordem dos carmelitas (uma das centenas de ordens religiosas que existem no mundo desde o século V) que foram parar na Europa fugindo da perseguição muçulmana. Sentindo-se enormemente atraído para ser um carmelita, decide juntar-se a eles. Após estudar em Ox­ford e assumir diversos cargos de direção, é nomeado superior da ordem do Carmelo no ano de 1245.

Sendo o superior desta ordem e vendo as dificuldades e as perseguições in­tensas que seus irmãos estavam sendo submetidos, decide recorrer à proteção de Nossa Senhora invocan­do-a com o título de “Flor do Carmelo”.

Flor do Carmelo,
vinha florida,
esplendor do Céu,
Virgem fecunda, única e inteira.
Ó mãe terna,
intocada por todo o homem, aos carmelitas dá proteção,
Estrela do mar.

Depois de dias de oração, Nossa Senhora atende a sua súplica e aparece diante dele ro­deada de anjos e segurando o escapulário da ordem. Em seguida, faz-lhe uma promessa: “Isto será um privilégio para ti e para todos os Carmelitas. Quem morrer com este escapulário, não experimentará a pena do fogo eter­namente, e, se morrer com ele, será salvo”.

Embora a data da aparição seja incerta, situa-se dentro do generalato de São Simão (1245-1265) e é anterior ao dia 13 de janeiro de 1252, em que o papa Inocêncio IV expediu a bula Ex parte dilectorum, em que testemunha a veracidade deste privilégio. Tradicionalmente, acredita-se que ocorreu a 16 de julho de 1251 que ficou sendo a data da festa de Nossa Senhora do Carmo, estando o santo em Cambridge.

É preciso entender corretamente o conteúdo dessa pro­messa feita pela Virgem: a perseverança final isto é, a salvação – para quem morrer usando o escapulário. A graça que Nossa Senhora concede aos que usam o escapulário e morrem com ele é a de se arrependerem de todos os pecados cometidos em vida, já que é uma ver­dade de fé que só se pode salvar quem estiver em esta­do de graça na hora da morte. Ou seja, não leva automaticamente para o Céu as almas em pecado mortal, mas ajuda a buscar a conversão da alma, a receber bem os Sacramentos e a perseverar no bem. Ajuda aquele que tiver um mínimo de boa vontade e se arrependa, a sair do estado de pecado mortal, se nele estiver, e al­cançar a graça da perseverança final.

Para alcançar o privilégio da salvação é preciso:
– usar o escapulário do Carmo, imposto e abençoado devidamente pelo sacerdote.
– usá-lo piedosamente, ou seja, esforçando-se por cum­prir os deveres cristãos.
– levá-lo posto na hora da morte.

O Papa João XXII e o privilégio sabatino

À primeira promessa de perseverança final, Nossa Senhora fez outra promessa chamada privilégio sabatino. Por este privilégio, a pessoa que usar piedosamente o escapulário, Nossa Senhora a tirará do Purgatório (se lá estiver) e a levará para o Céu no sábado seguinte após a morte. Esta promessa da Santíssima Virgem foi comunicada pelo papa João XXII na bula Sacratissimo ut culmine no dia 3 de março de 1322.

A sua origem é a seguinte: como a igreja já estava reunida há dois anos (1314-1316) para escolher o Sumo Pontífice e a questão não se resolvia, Nossa Senhora aparece ao futuro papa, que terá o nome de João XXII, e anuncia-lhe a sua eleição e lhe ordena que, uma vez eleito, promulgue uma nova graça para a ordem do Carmelo. São estas as suas palavras: “João, Vigário do meu Filho, espero de ti uma ampla e favorável confirmação da Sagrada Ordem dos Carmelitas que sempre me foi muito cara… se entre os religiosos ou confrades desta ordem, houvesse algum que ao morrer tenha que pagar seus pecados no cárcere do Purgatório, Eu, que sou a Mãe de Misericórdia, descerei ao Purgatório no primeiro sábado após morte, e o livrarei para conduzi-lo ao Monte Santo da Vida Eterna” (cfr N. Calciuri, o.c. p. 405-406).

Foram tantas as confirmações deste privilégio por parte da Santa Sé que alguém chegou a afirmar “que nenhuma outra devoção, fora o terço, tem sido tantas vezes confirmada como o privilégio sabatino” (Cfr. M. di S. Maria, Il Privilegio Sabatino. Parte storica: «Lo Scapulare» 2 [Roma 1950] 71-72). Para as repetidas afirmações do Privilégio Sabatino por parte da Santa Sé pode-se consultar o Bullarium Carmelitanum II, p. 47 ss.; 68; 196 e 596, etc.

Condições para obter o privilégio sabatino:

1) Usar o escapulário do Carmo, imposto e abençoado devidamente pelo sacerdote;
2) Usá-lo piedosamente, ou seja, esforçar-se por cumprir os deveres cristãos;
3) Levá-lo posto na hora da morte;
4) Observar o sexto e o nono mandamentos de acordo com o seu estado de vida, isto é, não pecar contra a castidade e não cometer adultério;
5) Recitar o Pequeno Ofício de Nossa Senhora, ou, se iletrado, jejuar quando manda a Igreja e também abster-se de carne nas quarta-feiras e nos sábados. A recitação do Pequeno Ofício pode ser comutada por um padre que tenha faculdade para tal; geralmente e substituída pela recitação de uma parte do santo rosário diariamente. Aqueles – sacerdotes em sua maioria – que já recitam o Ofício Comum de Nossa Senhora também satisfazem a condição.

O escapulário é um sacramental

Assim como a água benta, o terço, as medalhas e as es­tampas bentas, o escapulário do Carmo é um sacramen­tal.

A palavra sacramental assemelha-se muito à palavra sa­cramento:

  • um sacramento é uma realidade instituída por Jesus Cristo para nos comunicar as graças que Ele obteve morrendo na Cruz.
  • um sacramental é uma realidade criada pela Igreja que não comunica graças, mas nos prepa­ram para recebê-la.

Portanto, o escapulário não dispensa dos Sacramentos, que são os meios instituídos por Nosso Senhor como via normal para nos santificar, nem dispensa da prática das virtudes.