3. Fim dos Tempos ou Últimos Tempos

O Final dos Tempos corresponde a um período de grande purificação da humanidade e que atingirá o seu auge com a Segunda Vinda de Cristo à terra.

Nossa Senhora ao fazer referência a ele, dá a entender na Aparição de La Salette que ele começa no ano de 1864:

No ano de 1864 Lúcifer, com grande número de demônios serão soltos do Inferno.

Nas Aparições de Fátima, como veremos, dá a entender que o Fim dos Tempos já começou.

Em Medjugorje, Nossa Senhora fala que o demônio pediu em tempo para tentar de modo mais intenso a Igreja e que Deus lhe concedeu 100 anos:

Mensagem de 14 de abril de 1982 (Medjugorje)

“Deveis saber que o demônio existe. Ele um dia se apresentou diante do trono de Deus e pediu permissão para tentar a Igreja por um certo período com a intenção de destruí-la. Deus permitiu ao demônio de pôr a Igreja à prova por um século, mas acrescentou: ‘Tu não a destruirás!’

Este século no qual vós viveis está sob o poder do demônio, mas, quando se realizarão os segredos que eu vos foram confiados, o seu poder será destruído. Agora mesmo ele já começa a perder o seu poder e por essa razão ele tornou-se ainda mais agressivo: destrói os casamentos, levanta discórdias entre as almas consagradas, causa possessão e provoca homicídios. Protegei-vos, pois, com o jejum e a oração, sobretudo com a oração comunitária. Carregai convosco objetos bentos e colocai-os também em vossas casas. Retomai o uso da água benta”!

Livro Padre Gobbi

1 de março de 1980

1° Sábado do mês e da Quaresma

Com Jesus no deserto.

(…) Foi concedido ao meu adversário um período de tempo para vos tentar. Assim, ele insidiar-vos-á de todos os modos, com o orgulho, com a concupiscência, com a dúvida, com o desânimo, com a curiosidade. Sereis peneirados como o trigo e muitos serão atraídos pelas suas perigosas insídias.

A visão do Papa Leão XIII que inspirou a oração de São Miguel Arcanjo

Aletéia

Philip Kosloski – publicado em 20/06/21

Em 1886, o Papa Leão XIII instituiu o que mais tarde seria conhecido como “Orações Leoninas”, feitas após a Missa. Essas orações incluem a famosa Oração a São Miguel.

Não se sabe muito qual é a sua origem, mas muitos historiadores acreditam que o Papa Leão teve uma visão profunda e, depois, escreveu a oração.

De acordo com Kevin Symonds, autor do livro Pope Leo XIII and the Prayer to St. Michael (“O Papa Leão XIII e a Oração a São Miguel”), a visão provavelmente ocorreu entre 1884 e 1886 durante a celebração de uma Missa. Vários documentos dizem que o Papa Leão teve uma mudança visível sobre o seu rosto durante a visão e afirmam que sua face estava “pálida e com feição de medo”.

Um cardeal, que conhecia o secretário particular do então pontífice, explica que “o Papa Leão XIII realmente teve uma visão de espíritos demoníacos, que estavam se reunindo na Cidade Eterna (Roma). A partir dessa experiência … vem a oração que ele queria que toda a Igreja rezasse”.

Com o passar do tempo, alguns “adornos” começaram a aparecer em relação à visão. Os boatos diziam que o Papa Leão teria testemunhado uma conversa entre Jesus e Satanás.

O diálogo entre os dois costuma ser relatado da seguinte forma:

Satanás diz a Jesus: “Eu posso destruir a sua Igreja”.

Jesus responde: “Você pode? Então vá em frente e faça isso”.

Satanás: “Para fazer isso, preciso de mais tempo e mais poder”.

Jesus: “Quanto tempo? Que tipo de poder”?

Satanás: “De 75 a 100 anos, e um poder maior sobre aqueles que se entregam ao meu serviço”.

Jesus: “Você tem o tempo, você terá o poder. Faça com eles o que você quiser”.

Independentemente de como foi a experiência do Papa Leão, parece certo de que o que ele viu não era nada agradável. Isso o levou a compor rapidamente a Oração para São Miguel e a solicitar o seu uso no final das Missas. O Papa acreditava que a oração era necessária para dissipar a escuridão que assolava o mundo na época. Uma oração mais longa a São Miguel, conhecida como “oração do exorcismo”, apesar de não ter sido usada em rituais exorcistas, foi aprovada pelo Papa três anos depois em duas versões: uma para o clero e outra para a oração individual.

Os Sinais dos Tempos

Os Sinais dos Tempos são acontecimentos profetizados que ocorrerão no Fim dos Tempos.

As profecias em que são referidos estes Sinais dos Tempos, distribuem-se por 3 grandes categorias quanto à época em que foram dadas ao Povo de Deus.

Vamos, pois encontrar as profecias sobre os Sinais do Tempos, dadas quer no Princípio dos Tempos, quer na Plenitude dos Tempos (quando Jesus veio à terra), bem como no Fim dos Tempos.

Vamos, pois analisar cronologicamente as diversas profecias que nos deram a conhecer os diversos Sinais dos Tempos.

Profecias do Antigo Testamento sobre os Sinais dos Tempos

A primeira grande profecia da Bíblia sobre os Sinais dos Tempos, é a de que a Mulher havia de esmagar a cabeça da serpente. Evidentemente que hoje todos sabemos que essa Mulher a que Deus se refere é a Virgem Maria, que pela sua humildade e pelo poder que lhe foi concedido por Deus, havia de ser ela a vencer a serpente enganadora. Deus quis que, já que pela mulher Eva entrou o pecado no mundo, fosse também pela Mulher que a serpente fosse vencida.

Gênesis 3,15

15 Porei hostilidade entre ti e a mulher, e entre a tua linhagem e a sua linhagem. Ela te esmagará a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Este anúncio de que o demônio vai ser vencido é a grande notícia que transpassa toda história e enche de alegria todo o Povo de Deus. Ora durante todo o Antigo Testamento esta profecia manteve-se enigmática e selada, pois só após a partida para o Céu da Virgem Maria é que se começou a vislumbrar quem era esta mulher que iria esmagar a cabeça da serpente, que é o diabo.

Apocalipse 12,9

9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.

Esta derrota do diabo ocorrerá no fim do Fim dos Tempos. Esta derrota marcará a vitória, o triunfo, do Imaculado Coração de Maria.

A outra grande profecia sobre os Sinais dos Tempos, foi a profecia de Daniel, escrita por volta do ano 530 antes do nascimento de Jesus Cristo. Fala-se nesta profecia de que o sacrifício perpétuo (Santa Missa) será abolido.

Daniel 12,7-13

7 E ouvi o homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. E quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas estas coisas.

8 Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso perguntei: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?

9 Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até o tempo do fim.

10 Muitos se purificarão e se embranquecerão e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.

11 E desde o tempo em que tiver sido abolido o sacrifício perpétuo, e for estabelecida a abominação da desolação, haverá mil duzentos e noventa dias.

12 Bem-aventurado é o que espera e chega aos mil trezentos e trinta e cinco dias.

13 Quanto a ti, vai tomar o teu repouso. Depois te levantarás para receber a tua parte no fim dos dias.

O texto da profecia refere que esse livro será selado até o tempo do fim, ou seja, até os nossos dias, sendo só então desvendado o seu significado.

Outra grande profecia do Antigo Testamento é de Zacarias, em que se refere que o pastor será ferido e as ovelhas serão dispersas, significando isto de que o papa da altura será ferido e o povo de Deus será disperso.

Zacarias 13,7

7 Ó espada, ergue-te contra o meu pastor, e contra o varão que é o meu companheiro, diz o Senhor dos exércitos; fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos.

Zacarias 11,6

6 Pois eis que suscitarei um pastor na terra, que não cuidará das que estão perecendo, não procurará as errantes, não curará a ferida, nem apascentará a sã; mas comerá a carne das gordas, e lhes despedaçará as unhas.

Refere aqui que aparecerá um mau pastor, que será o anticristo, e estará relacionado com a apostasia dentro da Igreja e com a abolição da Eucaristia de que se falou na profecia de Daniel.

É referido também em Zacarias, de que num período de grandes perturbações perecerão dois terços da humanidade. Este tema é também mais tarde recuperado por Jesus no Capítulo 13 do Evangelho de S. Marcos e nas mensagens de Jesus e da Virgem Maria, e que abordaremos a seguir, explicando o que vai ser esse período conturbado da história da humanidade.

Zacarias 13,8

Em toda a terra, diz o Senhor, as duas partes dela serão exterminadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela.

Profecias feitas por Jesus Cristo sobre os Sinais dos Tempos

Em toda a Bíblia só aparece uma vez referido o termo de Sinais dos Tempos, no capítulo 16 do Evangelho de Mateus. É Jesus quem o utiliza, e é Ele que nos ensina o seu verdadeiro significado e nos alerta para a importância de o constatarmos e sabermos discernir, para nos acautelarmos.

  1. Mateus 16,3

3 E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Ora, sabeis discernir o aspeto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos?

Já no Antigo Testamento nos foi ensinado de que Deus sempre comunica os seus planos ao seu povo através dos seus profetas.

Amós 3,7

7 Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

É por esta razão que Jesus nos avisa também de acontecimentos futuros através de sinais, dos Sinais dos Tempos, para que não sejamos apanhados desprevenidos.

Lucas 21,31-36

31 Assim também vós, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que o reino de Deus está próximo.

32 Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo isso se cumpra.

33 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.

34 Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço.

35 Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra.

36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.

Os grandes Sinais dos Tempos profetizados pelo próprio Jesus foram os que nos aparecem descritos no capítulo 24 do Evangelho de S. Mateus.

  1. Mateus 24,3-14

3 Estava Jesus sentado no Monte das Oliveiras e os discípulos aproximaram-se dele em particular para lhe perguntarem: “Quando será isso e qual vai ser o sinal da tua vinda e do fim do mundo”?

4 Jesus respondeu: “Tenham cuidado e não se deixem enganar por ninguém!

5 Vão aparecer muitos a fingirem que sou eu e a dizerem: “Eu sou o Messias”! E vão assim enganar muita gente.

6 Vocês hão-de ouvir dizer que há guerras por toda a parte, mas não se preocupem. Essas coisas têm de acontecer, mas não quer dizer que já seja o fim.

7 As nações vão entrar em guerra umas com as outras, e os países vão atacar-se uns aos outros. Haverá tremores de terra e fomes em muitos lugares.

8 Todos estes acontecimentos serão como as primeiras dores de parto.

9 Então vocês hão-de ser perseguidos e condenados à morte, e toda a gente vos odiará por minha causa.

10 Muitos vão perder a fé nessa altura e vão atraiçoar-se e odiar-se uns aos outros.

11 Hão-de aparecer muitos falsos profetas que enganarão muita gente.

12 A maldade aumentará de tal maneira que o amor de muitos arrefecerá.

13 Mas, aquele que se mantiver firme até o fim, será salvo.

14 Esta Boa Nova do Reino de Deus será pregada em todo o mundo como testemunho para os povos. E então virá o fim”.

Mas Jesus continua nos advertindo para tudo o que irá ser o prenúncio da Segunda Vinda Gloriosa no capítulo 21 de S. Lucas.

Lucas 21,11

11 Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares, hão-de ver-se coisas espantosas e do céu virão grandes sinais.

Lucas 21,25-27

25 E disse também: “Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas, e todas as nações da Terra ficarão aflitas e assustadas com o terrível bramido do mar agitado.

26 Haverá quem desfaleça com medo do que vai acontecer em toda a terra, porque as forças do espaço serão abaladas.

27 Verão então o Filho do Homem chegar numa nuvem com grande poder e glória.

Mas o sinal mais terrível em termos espirituais que está para acontecer, é de fato a abolição da Santa Missa, que o próprio Jesus nos adverte no capítulo 24 de S. Mateus.

  1. Mateus 24,15.27

15 Jesus disse também: “Ora, quando virem no lugar santo o horror medonho, de que falou o profeta Daniel (quem lê isto procure entender).

27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.

Paralelamente a esta abolição da Santa Missa, haverá muitos homens que dirão que são Jesus que voltou à Terra.

  1. Mateus 24,23-26

23 Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis

24 porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos

25 Eis que de antemão vo-lo tenho dito.

26 Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.

A Segunda Vinda de Jesus à Terra, vai de fato ser em toda a Glória e de uma maneira inequívoca para toda a humanidade, após ter terminado a grande tribulação e os Três Dias de Trevas, e precedida pelo sinal grandioso que se estenderá de oriente até o ocidente, a sua Cruz Gloriosa nos Céus.

  1. Mateus 24, 29-31

29 Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados

30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória

31 E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Um tempo antes deste Retorno de Jesus, haverá o surgimento do anticristo, que se vai fazer passar pelo verdadeiro Jesus Cristo, tentando assim antecipar-se e enganar a humanidade. É preciso estar atento ao anticristo e não esquecer que vai ser muito convincente. Tudo isto nos é relembrado por S. Paulo na sua segunda carta aos Tessalonicenses.

2Tessalonicenses 2,4-9

4 É o que se revolta contra todas as coisas e se coloca acima de tudo o que os homens consideram divino ou sagrado. Chegará mesmo a tomar posse do templo de Deus, apresentando-se a si mesmo como Deus.

5 Não se lembram de vos ter dito estas coisas quando ainda aí estava?

6 Mas também sabem que há uma coisa a impedir que isto aconteça por agora. Porém o rebelde há-de manifestar-se a seu devido tempo.

7 Com efeito, as forças misteriosas do mal já estão em atividade. Mas para que tudo se realize é preciso que aquele que o está a impedir desapareça.

8 Então aparecerá o rebelde e o Senhor Jesus o vencerá com o sopro da sua boca e o dominará com o esplendor da sua vinda.

9 O rebelde aparecerá com a força de Satanás e dará mostras de grande poder por meio de falsos milagres e prodígios.

Profecias feitas nos Últimos Tempos sobre os Sinais dos Tempos

As profecias, como sabemos, são fruto da ação do Espírito Santo e essa ação foi claramente predita pelo próprio Jesus, antes da sua Paixão, na Última Ceia.

  1. João 16, 12-13

12 Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora.

13 Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos guiará à verdade plena, pois não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas futuras.

Esta ação do Espírito vai-se concretizar sempre através de um enviado de Deus e de alguém que é objeto desta mensagem. Na maioria esmagadora das vezes este enviado é o próprio Jesus e Nossa Senhora. Em outras ocasiões são os Anjos e os santos.

Todas as Aparições e mensagens de Jesus e da Virgem Maria, foram-nos profetizadas no capítulo 11 no Apocalipse de S. João, que os nomeia como as Duas Testemunhas.

Apocalipse 11,3-6

3 E concederei às minhas duas testemunhas que, vestidas de saco, profetizem por mil duzentos e sessenta dias.

4 Estas são as duas oliveiras e os dois candeeiros que estão diante do Senhor da terra.

5 E, se alguém lhes quiser fazer mal, das suas bocas sairá fogo e devorará os seus inimigos; pois se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.

6 Elas têm poder para fechar o céu, para que não chova durante os dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.

Há um outro aspeto muito importante nestas profecias dos Últimos Tempos em comparação com as do Novo Testamento.

Enquanto as profecias de Jesus relatadas no Novo Testamento falam de acontecimentos graves e catastróficos, não indo além da sua enumeração, as dos Últimos Tempos, referindo-se à eminência destes acontecimentos graves, condiciona o castigo à conversão e arrependimento dos pecados, à purificação do coração que se desviou de Deus.

As profecias de Daniel falam dos que acolherão as profecias dos Últimos Tempos e se purificação e daqueles que não darão ouvidos a estes apelos, os ímpios.

Daniel 12,10

10 Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.

Para não perder o foco das mensagens de Nossa Senhora em diversas aparições, deixaremos para o final desta publicação as profecias de alguns profetas dos Últimos Tempos, como também as profecias dos Últimos Tempos feitas ao longo da história.